segunda-feira, 28 de março de 2011

Como é feita a conversão de semanas para meses

     Depois da minha consulta com a Sr. Dr. ( aquela... primeira),  eu estou com dez semanas, ela me disse que eu estava com dois meses certinho, fiquei confusa, postei aqui, porém depois, a Rafa, me disse que eles fazem a contagem assim, desde então, estou pesquisando para esclarecer a minha duvida!
    Prontas para começar a entender?


    A primeira informação é: A gravidez tem mais de nove meses, São aproximadamente 280 dias ( aproximadamente, pois tem bebes que são apressados com 38 semanas e outros parece que não quer sair de dentro do casulo com 42 semanas), ou seja 40 semanas em média, nem lá nem cá, que são contadas a partir do primeiro dia da ultima bendita monstra!
    Os médicos contam assim. Segundo eles, é para evitar erros, caso esteja ocorrido uma evolução tardia, ou por exemplo, não saber o dia em que ovulou.
    Como transformar em meses?
    E afinal de quanto tempo estou grávida?
   
   Ahaaa, vejamos...

   Existem várias teorias, acompanhe duas delas: ( Usarei como exemplo a minha).  Se sua menstruação foi no dia 13, você vai completar mês todo dia 13? bem sabemos que tem meses de 30, 31, 29 ou 29 dias, e para contar meses com o espaço de tempo de 30 dias, haja cabeça e paciência, porem, graças ao mundo virtual, e para não gastar muito o nosso precioso tempo, inventaram o gravidometro.


   Vejam o meu!

   Aniversário da barriguinha:
1 mês     : 12/02/2011 - 4 semanas e 2 dias
2 meses  : 15/03/2011 - 8 semanas e 4 dias
3 meses  : 14/04/2011 - 13 semanas
4 meses  : 15/05/2011 - 17 semanas e 2 dias
5 meses  : 14/06/2011 - 21 semanas e 5 dias
6 meses  : 14/07/2011 - 26 semanas
7 meses  : 14/08/2011 - 30 semanas e 2 dias
8 meses  : 13/09/2011 - 34 semanas e 5 dias
9 meses  : 14/10/2011 - 39 semanas
Data provável do nascimento : 20/10/2011 


   Porém o meu raciocínio era o seguinte: A cada 4 semanas nós completaríamos mês.
   Exemplo: Estou com 10 semanas e 4 dias, se for pelo o lado racional estou com 2 meses, 2 semanas e 4 dias, pois 2 meses equivalem a oito semanas... Sendo assim a minha DPP é para o dia 18/10/2011, e se eu estivesse certa, o meu bebê nascerá em setembro, porém esse site citado acima, estou com 2 meses, 1 semana e 5 dias, nele sim, a minha DPP para o dia 20/10/2011, está correta... 

   Pois bem, aparecem agora, várias duvidas!

* Como fazer a contagem certa?
* Estou realmente com quantidade de tempo que esperava ter?
... E por aí vai... E para complicar a minha situação, cada USG feita pode revelar uma idade gestacional diferente.

   Para os obstetras, melhor do que falar em meses é falar em semanas. Assim, acompanha-se melhor o crescimento do bebê. Porém existem mamãe, assiiim, como eu!, que querem saber de tudo, quando estamos fazendo mês, quando finalizamos um trimestre, e para isso, eles tiveram uma solução!
   Usando uma regrinha bem simples, obtemos assim, o mês em que estamos, é fácil e bem prático! 
   Basta descobrirmos quando é a data provável do parto(DPP), ou seja, 40 semanas a contar do primeiro dia da última menstruação. Ex.: se a DPP for 20/10/2011, todo dia 20 de cada mês completar-se-à mais um mês de gestação.

   Então podemos concluir assim, que não dá certo dividir o nº de semanas de uma gravidez por 4, para termos o nº de meses. Pois os meses não tem 28 dias e ainda temos esta semana da menstruação para atrapalhar a conta.


  Beijos e espero ter ajudado.
  Rafa obrigada, caso contrário estava julgando a Dr.

7 comentários:

Rafaela disse...

Thamis! Vc tá de 10 semanas, minha irmã fez a conta aqui, que o médico ensinou a ela!!
Sim sou da BA, da região metropolitana e vc é de onde?
Lindos os presentinhos que o bebê já ganhou, amei!!
Bjs,
Rafa

Unknown disse...

Adorei o post... rsrsr fico todos os dias perdidas nesta conta de quantos meses eu estiu... rsrsrs... Deus abençoe sua gestação!!!... Bjocas Janaina

Queli disse...

Me basiei pelo gravidometro e tava indo bem ate q o bb resolveu diminuir o rito de crescimento, mas te digo q as q conheço e se basearam contavam com mais exatidão o tempo de gestação. Bjs

Anônimo disse...

quanto informaçã ein? Mas acho que não entendi como se faz o cálculo. Adorei os presentinhos do seu baby são um mais lindo que o outro e os sapatinhos tudo muito fofo. Ah!! Estou na torcida para que vc goste da próxima médica, beijo e té++

Ah! encotrou o livro que vc queria?

Aline disse...

Passei aqui para conhecer o seu lindo cantinho e retribuir a visita. Minha DPP é 29/09/2011, nossos bebês terão praticamente a mesma idade! Que delícia! Com carinho,

Rafaela disse...

Thamis, já ouvi falar sim em Senhor do Bomfim.
Espero q um dia possamos nos encontrar de verdade!
bj
Rafa

Grace disse...

Oi, flor!!
AcaBEI DE chegar, mto legal seu cantinho!!
Ih...filha, a vida depois de grávida é contada em semanas...acostume-se...eheheheeh
Um grande beijo
vidadequilibrista.blogspot.com